O comportamento sexual dos jovens começa a ser pesquisado aqui no Brasil a partir dos 13 anos. Mas é depois dos 18 que eles falam abertamente sobre o assunto. Admitem que, nem todos, fazem sexo seguro.
“Existem pessoas que sabem do risco, mas mesmo assim fazem sexo sem camisinha, essas coisas”, explica Caio César Silva, 20 anos.
“Não é aquela coisa assim, certinha, sempre. A gente sempre ouve as historias assim: ih, caramba, e agora”, diz João Vitor de Vasconcelos, 19 anos.
O Ministério da Saúde constatou que os jovens brasileiros em geral estão mais vulneráveis a contrair o vírus HIV. Uma pesquisa divulgada hoje mostra que 61% usam preservativo na primeira relação sexual, mas quando o parceiro se torna fixo só 30% continuam usando camisinha.
“É importante as pessoas saberem que o parceiro nem sempre pode ser fiel, então é importante sempre você, como mulher, você tem que se cuidar", diz Tabata Fleury, 23 anos.
Ainda segundo a pesquisa, o perigo maior está na faixa dos 13 aos 20 anos, na qual foi registrada tendência de aumento de casos de Aids.
Os homens são maioria entre os infectados, mas dos 13 aos 19 anos é diferente. Para cada 8 rapazes com o vírus HIV , existem 10 moças contaminadas.
O diretor do Departamento de DST-Aids do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, explica porque a doença avançou entre os jovens.
“Não se fala mais sobre risco, então as pessoas podem achar no fundo que o risco desapareceu e estou protegido porque estou ligando com pessoas bonitas, limpas e iguais”, diz Dirceu Greco.
Andrea e Cleber têm Aids. Descobriram antes dos 20 anos e agora dizem que o mais importante é alertar outros jovens.
“A gente se cuida, a gente está mostrando a cara. Porque a gente quer que os outros jovens se cuidem também. Para que transe com preservativo. Porque não diz na nossa cara que a gente tem Aids”, relata Andréia Fernandes.
“Jovem tem muito disso, né? Dá uma prova de amor para mim, vamos ter relação sexual sem camisinha? A gente jovem, adolescente, acha que é imortal. A gente não é imortal”, alerta Cléber Mendes.
Esta matéria foi ao ar no dia 01/12/2010 pelo (JORNAL HOJE)
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/12/jovens-brasileiros-estao-mais-vulneraveis-contrair-aids.html